25 abril 2006

Será o Brasil um país sério?

Não ando me animando muito com o futuro do Brasil. Dizem que “o Brasil é o país do futuro”. Então tá: enquanto houver futuro, o Brasil terá essa esperança. Me lembra a plaquinha que diz “fiado só amanhã”, colocada em cada mercearia do bairro. O bobo vê a placa e volta no dia seguinte, mas a placa continua lá. Igualzinho à gente e o país do futuro. Enquanto há futuro, a placa tá lá e a gente volta todo dia.


O brasileiro é o povo do jeitinho. Com o sinal fechado, pra não perder tempo, passa por dentro do posto que tá na esquina. Ilegal não é. Deve ser imoral ou anti-ético, mas parece que moral e ética são artigo raro.

Me sinto meio idiota esperando o sinal abrir e vendo o povo furar o sinal por dentro do posto, nesse “jeitinho” que nada mais é que isso que eu já disse: outra forma de furar o sinal. É um modo de cuspir na lei (código de trânsito) e zombar da autoridade (ainda que representada por uma luz vermelha) sem ficar mal com a própria consciência. O que, no fundo, prova que não se tem consciência alguma.

E esse jeitinho é tão entranhado na gente que eu já vi gente passar por dentro do posto mesmo com o sinal estando aberto.

A gente reclama dos políticos mas eles fazem o mesmo que faríamos se estivéssemos onde eles estão.

Nenhum comentário: