18 abril 2020

Pensamentos da quarentena

Estamos há semanas em quarentena, sem ver o final.

É fundamental para achatar a curva? Ou é pretexto para governadores e prefeitos fazerem compras sem licitação?

Aqui, com tempo vago entre um livro e um filme, fico a pensar. 


Tempo de incubação e quarentena

Qual o tempo de incubação do coronavírus? De 2 a 14 dias, conforme o Ministério da Saúde, e Unimed. Ou de 1 a 14, sendo em média 5 dias de acordo com a Fiocruz.

Ora, estamos há mais de 14 dias em casa (a maioria da população). Aqueles que estavam com o vírus já apresentaram os sintomas e já se curaram, acredito eu. Qual o sentido de ficarmos isolados? Estaria o vírus inerte nas ruas só aguardando nossa saída? Claro que não, ele precisa de um vetor.

Obviamente a quarentena não foi - e nem poderia ser - de 100%, mas acredito que os casos que surgissem agora seriam perfeitamente tratáveis e tratados no sistema de saúde, que deve ter se preparado, afinal deu tempo e teve recursos pra isso.



Um pouco de geografia

Os países da Europa entraram em quarentena em datas diferentes. A Itália entrou aos poucos, começando no dia 21 de fevereiro e valendo para todo o país no dia 9 de março. A Espanha iniciou sua quarentena pelo município de Haro em 7 de março e a quarentena foi estendida pro país inteiro em 14 de março. A França decretou quarentena em 16 de março, mesma data em que Portugal decretou o “Estado de Alerta”. Na Alemanha a quarentena começou em 22 de março.  A Suécia estabeleceu medidas gradativas desde o dia 17 de março (suspensão de aulas) até 3 de abril. No Reino Unido, 23 de março. A Suíça cancelou um evento turístico-esportivo dia 27 de fevereiro e implantou outras medidas; em 20 de março anunciou que não adotaria quarentena.

O Brasil é enorme! O mapa acima (clique para ver maior) pode estar desatualizado quanto à divisão política, mas mostra bem como a Europa cabe no Brasil. Os países europeus adortaram estratégias diferentes em datas diferentes. Há sentido um país como o nosso adotar uma estratégia única? Fechando tudo em todas as cidades?

Nenhum comentário: