07 dezembro 2006

Turistas

Recebi algumas vezes uma mensagem pedindo para boicotar o filme estadunidense TURISTAS.

De acordo com a mensagem:

1. O filme conta a história de 6 jovens americanos que vêm ao Brasil de férias. Chegando aqui tomam uma caipirinha com “boa noite cinderela”...
    • Qual a mentira? Todos os dias isso acontece nesse nosso país. Quem duvidar, vá até a rodoviária da sua cidade e veja. Vira e mexe chega alguém completamente “dopado” e fica lá no setor de desembarque, esperando acordar pra se dar conta de que foi assaltado.
2. ... são assaltados, seqüestrados, torturados e por fim têm os órgãos roubados por traficantes da indústria negra dos transplantes.
    • Tá certo, exageraram um pouco... Mas tenho certeza de que chegaremos a isso se não começarmos a pensar no combate à violência de forma séria e não nesse teatro que as autoridades montam toda vez que tem algum caso grave e principalmente nos períodos eleitorais. Quantos casos ainda teremos até que se faça algo sério? Se não nos cuidarmos, chegaremos a este estágio e ao invés de “terror”, o filme passará pra prateleira de “documentário”.
3. ... a EMBRATUR já está tão preocupada com a péssima repercussão do filme lá fora que, temendo uma queda brusca na receita do país vinda do turismo internacional, já está preparando campanhas intensas para serem veiculadas lá fora e tentar minimizar os estragos.
    • Por partes... A Embratur está preocupada? Tem mesmo que estar. Eu queria que a polícia se preocupasse, que o presidente se preocupasse, que as autoridades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, Federais, Estaduais e Municipais, queria que eles se preocupassem. A Embratur tem que se preocupar com os folhetos das agências de turismo que ao falarem das belezas naturais mostram sempre uma mulata de fio dental em alguma praia, ou então desfiles carnavalescos de seminus (ou nus, mesmo). Deveria se preocupar com a infra-estrutura que não há para receber turistas que serão maltratados e nunca voltarão e ainda convencerão outros a não virem.
    • Outro ponto: receita vinda do turismo internacional? Qual? O Brasil, o PAÍS inteiro recebe menos turistas que várias CIDADES do mundo. O nosso PAÍS perde pra Paris, Barcelona, Veneza, Roma, Nova York e várias outras CIDADES. Receita do turismo internacional? Fala sério!
4. Só para se ter uma idéia, o trailer começa com a frase: “Num país onde vale tudo, tudo pode acontecer!”
    • E qual a mentira mesmo? Aqui não vale tudo? Vale compra de reeleição, mensalão, valerioduto, CPIzza, jeitinho brasileiro, PCC... Aqui, camaradas, VALE TUDO e aí, TUDO PODE ACONTECER. A fama do brasileiro é essa mesma, de corrupto, malandro, de quem acha que vale tudo: de furar fila a roubar na hora de pagar a conta. Qualquer brasileiro que viajar ao exterior experimentará a desconfiança dos funcionários de hotéis, parques e lojas.
Não vou assistir esse filme porque é terror e, pra aterrorizar, bastam os jornais. Mas não vi nada de mais na história do filme, só a realidade.

É engraçado... Falou mal do Brasil, todo mundo se dói, mas CONSERTAR o que está errado, ninguém quer. O caráter nacional é esse mesmo... Furar fila, furar sinal vermelho, jeitinho brasileiro. Você pode até não fazer, ser correto e tal. Mas, como povo, somos sem caráter.

Gente que pensa assim (além de mim, do Scotch e da Alesya):
Bruno Alves
Tarja Preta

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei. Pura verdade. Impressionante como não só as pessoas ficam repassando e-mails sem refletir um pouco a respeito, como existe muita hipocrisia e "ufanismo" bobo ao se lidar com certas críticas ao nosso país.
Karina.